segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Tratamento da Vulvodínia e do Vaginismo no Rio de Janeiro (Copacabana)



Dra Mônica Lopes (Crefito2 43280-F)
Responsável Técnico da Clínica SALUTAIRE
Especialista em Saúde da Mulher (COFFITO)
Especialista em Fisioterapia Pélvica
Formação em Ginástica Hipopressiva (Marcel Caufriez)
Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher – ABRAFISM
Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica (ABFP)
Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM)
Autora do Blog "Fisioterapia na Saúde Íntima e Sexualidade Feminina"
Autora do canal Youtube monicalopesmuitoprazer
RPG pelo método Phillipe Souchard

Clínica Salutaire
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 788, grupo 505
Tel: (21)2545-7352/ (21) 2236-6539

CURSO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE SEXUAL FEMININA E SUAS DISFUNÇÕES (RIO DE JANEIRO)

CURSO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE SEXUAL FEMININA E SUAS DISFUNÇÕES (RIO DE JANEIRO) 👆🏻👆🏻👆🏻👆🏻 
Curso revisado, baseado nos principais Guidelines e evidências científicas 
 AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS!
 17 ANOS DE PRÁTICA CLÍNICA!

Conteúdo Programático:

Anatomia Pélvica
Função e Fisiologia Sexual
Paralelo entre resposta Sexual Humana e Resposta Sexual Feminina
Sexo e Sexualidade
Tabus sexuais ao longo da História da Humanidade
ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS:
Como acolher nossas pacientes com disfunções sexuais?
Transtorno do Interesse/Excitação Sexual
Transtorno do Orgasmo
Transtorno de Dor Genitopélvica/Penetração
VAGINISMO
VULVODÍNIA
DISPAREUNIAS de causas diversas
ENDOMETRIOSE
MENOPAUSA
PÓS PARTO
ESTENOSE VAGINAL ( PÓS TRATAMENTO ONCOLÓGICO)
SÍNDROME DA BEXIGA DOLOROSA /CI
FLACIDEZ VAGINAL
📍Sexualidade pré e pós parto (NOVIDADE)
📍Sexualidade nas mulheres portadoras de lesão medular (NOVIDADE!)
BRINQUEDOS ERÓTICOS OU TERAPÊUTICOS?
AULA PRÁTICA!!! VAGAS LIMITADAS!!! GARANTA SUA INSCRIÇÃO!

 👁‍🗨INSCRIÇÕES PELO EMAIL: 
c.salutaire@gmail.com

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Vagina Seca!!!

Você já sentiu sua vagina seca? Sentiu o desconforto da falta de lubrificação? Se já passou por isso ou está passando sabe o quanto é desagradável não lubrificar no momento do sexo. Mas não se preocupe, vou dar dicas a você que lhe ajudarão com toda a certeza. Confira clicando no link abaixo e lendo  a matéria que fiz para o site " Sexo sem Dúvida". Vai valer a pena!

http://sexosemduvida.com/falta-de-lubrificacao-secura-vaginal/

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Falha na Primeira Transa



Esse vídeo é para os homens, aliás, para as mulheres também. Porque nessa hora tem que dar uma força.
Falhou na primeira vez? Calma!
Isso pode acontecer! Você está ansioso, está nervoso, é primeira vez, é novidade, é aquela cobrança da performance perfeita e quando tem essas cobranças todas o que pode entrar em ação? A adrenalina!  E a adrenalina é inimiga do prazer. Ela não combina com o prazer e também não combina com a ereção, porque na ereção os vasos sanguíneos do pênis têm que estar bem abertos, para o sangue entrar e o pênis ficar em ereção. Já quando há adrenalina, os vasos sanguíneos ficam bem apertadinhos, bem fechadinhos e aí o sangue não entra com facilidade e a ereção não acontece. Por isso é bom a gente saber esse mecanismo. E mulheres prestem atenção: pênis não é termômetro de amor!!!
 As vezes pode acontecer falhas como um órgão qualquer do nosso corpo. E aí é importante dar essa força e começar tudo de novo. Voltar nas preliminares, relaxar a cabeça para entrar no clima de novo e aí sim continuar bacana. Mas se isso acontecer de forma recorrente, é preciso mais atenção e neste caso é aconselhável procurar o urologista.
O urologista é o melhor amigo do homem. Ele é o médico que trata da saúde do homem e também trata das questões sexuais. Então é importante marcar uma consulta e ver o que está acontecendo. E o urologista também pode recomendar o tratamento psicológico. Então preste atenção nisso, vá ao seu urologista! E mulher, apoie o seu parceiro para que vocês tenham uma vida sexual muito prazerosa.
Se você ficou com alguma dúvida nesse vídeo, escreve aqui nos comentários, ou se preferir, manda um e-mail pra mim.
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quarta-feira, 24 de maio de 2017

Bexiga Hiperativa, a famosa bexiga nervosa!

Olá,
   Estava sumida e com saudade. Hoje meu recado é bem curtinho. Você sabe o que é bexiga nervosa?
É algo que ocorre com cerca de 15% da população e pode estar associada  a perda de urina ou não. Veja abaixo alguns dos sintomas  e caso você se identificar com algum deles procure um fisioterapeuta pélvico!
 
Se você...
 ...vai muitas vezes ao banheiro;
 ...quando coloca a chave na porta de casa tem uma vontade incontrolável de urinar (urgência);
...sempre se preocupa em saber se o local que vai tem toalete...
Você pode ter bexiga hiperativa, conhecida popularmente como “bexiga nervosa”.
E quando há a perda de urina associada a esse desejo incontrolável de urinar, esta é denominada incontinência urinária de urgência.
Uma dica para quem tem esses sintomas é evitar cafeína (Ex: café, mate, refrigerantes com cola), frutas cítricas e alimentos condimentados.
A fisioterapia pélvica é um tratamento eficaz  para o controle desses sintomas e considerada pela Sociedade Internacional de Continência (ICS) como a terapia de primeira escolha.  Saiba mais assistindo o vídeo abaixo e não esqueça de se inscrever no canal! A informação preserva nossa saúde! Bjs a todos.
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terça-feira, 14 de março de 2017

14 de março: Dia mundial da incontinência urinária

A perda de urina é denominada incontinência urinária e atinge 5% da população brasileira. Existem basicamente dois tipos principais de incontinência urinária: a que está associada ao esforço, isto é, a urina pode sair quando a pessoa dá uma gargalhada, salta, espirra, tosse, corre, etc... e aquela associada a uma vontade incontrolável de urinar, chamada incontinência de urgência. Um exemplo é aquele aperto que dá quando estamos próximos de casa ou quando tarefas são interrompidas devido ao forte desejo de urinar. Normalmente a pessoa que tem incontinência urinária de urgência se preocupa em saber se há banheiro no local que vai. 
Embora as mulheres sejam mais atingidas pela incontinência urinária, homens, crianças e idosos também podem apresentá-la. As principais causas são a obesidade, tabagismo, gravidez e parto, histerectomia, retirada da próstata (nos homens), irradiação que danifiquem os nervos da região entre outras. 
A incontinência urinária pode ser prevenida e tratada e a fisioterapia pélvica é o tratamento de primeira escolha definido pela Sociedade Internacional de Continência. A fisioterapia conta com os exercícios para fortalecimento e coordenação dos músculos do assoalho pélvico e com equipamentos que monitoram e aceleram o tratamento devolvendo a qualidade de vida e o convívio social desses pacientes. Além disso, há o tratamento medicamentoso que pode ser realizado associado a fisioterapia. E nos casos mais graves pode ser feito a aplicação de toxina botulínica e também cirurgia. 

Fiz uma série no meu canal no Youtube que falo sobre cada uma das incontinências urinárias, seus sintomas e tratamentos. 
Assista o vídeo abaixo e toda sua playlist sobre o assunto! 
E não esqueça de se inscrever no canal!!!




quarta-feira, 8 de março de 2017

ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Ginástica Íntima: o exercício para saúde íntima de toda mulher



  

Você já pensou em malhar seu períneo? Sabe da importância desses músculos e onde se localizam?
  Pois é... Que os exercícios físicos são bons para saúde todos nós sabemos, mas não estamos habituadas a malhar uma musculatura imprescindível para saúde íntima da mulher: os músculos do assoalho pélvico, mais conhecido como períneo.
  O períneo é a região de músculos, fáscias e ligamentos que ficam entre o clitóris e o ânus. Esses músculos possuem importante participação no controle urinário e fecal, no suporte dos órgãos pélvicos, no parto e pós parto; e no prazer sexual.   
 Consequentemente quando a mulher exercita os músculos perineais, ela previne as incontinências urinárias e fecais e também os prolapsos (que são a queda da bexiga, útero ou reto). Além disso, o alongamento desses músculos permite um parto mais rápido, evitando a laceração e a necessidade de episiotomia. Já o seu fortalecimento evita a perda de urina durante a gravidez, problema que atinge, segundo estudos, cerca de 40% das gestantes.
  Além de todos esses benefícios, ao exercitar os músculos perineais a mulher facilita o alcance do orgasmo, já que obtém mais consciência da região genital e aumenta o fluxo sanguíneo e a tonicidade vaginal. Este último promove maior contato entre a vagina e o pênis, elevando os níveis de prazer. Vale ressaltar que o orgasmo feminino é um processo biopssicosocial e que além de músculos perineais saudáveis, a mulher deve ser bem estimulada pelo(a) seu (sua) parceiro(a), conhecer suas áreas erógenas e ter boa cumplicidade e intimidade com o seu (sua) parceiro(a).
  Agora que você já sabe das vantagens de fazer a ginástica íntima, vamos praticar? Vou ensinar os exercícios básicos que podem ser realizados tanto deitada, sentada ou de pé. Para sentir melhor a região perineal, vamos iniciar a execução dos exercícios sentada.

                               Cheerful young friends are having a sit                                     
Primeiro as contrações lentas:
1.     Sente-se confortavelmente em uma cadeira, com os joelhos a 90°;
2.     Coloque suas mãos em cima da barriga para se certificar que você não irá começar o movimento por essa região ou prender o ar durante o exercício;
3.     Contraia seu períneo como fosse prender o xixi e o coco, isto é, contraia o ânus  e  a vagina  ao mesmo tempo de 5  a 10 seg;
4.     Não prenda o ar;
5.     Relaxe pelo mesmo tempo que conseguiu. Ex: se contraiu 5seg, descanse 5seg até a próxima contração;
6.     Realize 10 repetições deste exercício, 3X ao dia (manhã, tarde e noite).
Agora as contrações rápidas. Essas devem ser realizadas com o máximo de força.
   Ainda sentada:
1.     Contraia o períneo (contraia o ânus e a vagina  ao mesmo tempo) e relaxe.
2.     Essa contração é do tipo “contrai e solta”. O relaxamento deve ser de 3 a 5segundos entre as contrações, ok? Não deixe de relaxar!
3.     Você pode usar essa contração no dia-a-dia todas as vezes que tossir, espirrar, agachar, pegar um peso na musculação por exemplo. Vai ajudar  a prevenir  a incontinência urinária de esforço.
4.     Realize 10 repetições deste exercício, 3X ao dia (manhã, tarde e noite).

Pronto!!! Agora é com você! E quando ficar mais fácil passe  a realizar os exercícios de pé.

Mas se você deseja avançar mais ou tem alguma dúvida de como realizar, não hesite em procurar um fisioterapeuta pélvico!!! Existem mais exercícios e com aparelhos e dispositivos que irão ajudar muito na coordenação e fortalecimento dessa região tão importante para saúde íntima feminina.

Feliz Dia Internacional da Mulher!!!

Um bj  a todas, 
Dra Mônica Lopes.

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